terça-feira, 5 de abril de 2011

Refúgio



Comecei este texto pelo título. Coisa que nunca soube fazer, por não ter a certeza do que falarei, e a quantas andará o que irei escrever. Enfim, agora não faço idéia do que falarei, nem como terminarei isso aqui. Mas começou, está começando, nem sabia como realizar a abordagem desse tema e vejam só, já estou na quarta linha, é não adianta escapar...

Refúgio. Todo mundo necessita de um. Todos, mesmo o mais forte dos homens, certamente possuem - ou necessitam - um lugar onde possam encontrar o eu verdadeiro. Não só encontrar a si. Pensar também. Pensar, ler. Ouvir, conversar, descansar. Perceber o mundo. Sentir e ser sentido. Entender e ser entendido.


Um refúgio pode ser um lugar. Com céu, montanhas, grama, mar ou apenas quatro paredes,. Pode ser um quarto, seu quarto - ou o quarto de outra pessoa, com quem você se sente igualmente bem e pode ser quem você verdadeiramente é, sem precisar forçar, ou calar quando tem vontade de expressar suas opiniões mais profundas por medo do mundo. Pode ser uma pessoa. Se refugiar em alguém. Muitos costumam usar outros como refúgio (e são os mesmos que também acabam servindo para tal). Ainda assim, apesar de comum, esse é o refúgio menos óbvio de se encontrar: alguém. Bem mais fácil achar um esconderijo em alguma praça, em algum parque, em alguma viela, em algum prédio... Bem mais fácil achar um lugar para se chamar de seu do que uma pessoa. Bem mais difícil se refugiar sozinho.
Os animais também são ótimos como refúgio. Podem muito bem amparar uma alma solitária, que busca explicações ou o fim de seus sofrimentos. Eles fazem muito bem isso. Pause para brincar com algum cachorro vira-lata perdido por aí. Pause. Pare. E terá encontrado um refúgio, mesmo que por instantes. Eu já tive um grande refúgio, Lila minha cachorrinha, ela estava lá, no sol. Depois ia para a sombra. A sombra também pode ser um excelente refúgio. Pra quem está a andar na rua, cansado e com um sol queimando seu corpo, procura a primeira sombra pra aguardar um pouco, até descansar e voltar a seguir seu caminho.


Comida. Alguns a utilizam como válvula de escape para suas preocupações. Uma barra de chocolate, por exemplo. Bebida também. Ah, como ela recorrentemente serve para alguns! Até em vestibulares o chocolate atua como refúgio para o nosso nervosismo. Bebidas? Ah, Bares. Encontrar um garçom amigo. Amigos. Amigos podem ser a solução. Provocam o riso, aumentam a alegria, aquecem-nos. E há também as palavras! Isso aqui, por exemplo, é certamente um refúgio, é onde eu me encontro, onde eu posso me expressar sem medo de opiniões ou julgamentos alheios, onde eu exponho alegrias e tristezas, tenho alguns outros, mas esse é o que melhor expressa quem eu sou no meu EU interior, e para aqueles que se oprimem diante da sociedade, que se calam, existe outro refúgio que é o Pseudônimo, podem opinar sobre determinados assuntos, e se esconderem por trás de um nome fictício.


Cada um tem um refúgio particular, uma forma de se encontrar, de se expressar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário